Numa prática comum, o Municipio de Guimarães dá voz aos seus cidadãos para estes praticarem o bem pela sua localidade e/ou população. Este ano, a autarquia viu serem-lhe entregue 99 propostas.
Estão em cima da mesa 34 projectos ambientais, sociais e culturais, lançados pelos vimaranenses que esperam assim ver as suas propostas seleccionadas e, numa fase seguinte, votadas pelos restantes cidadãos para a sua implementação. Esta medida reforça o envolvimento dos vimaranenses nas dinâmicas de governação, no sentido de tornar Guimarães um concelho mais sustentável.
Mas também os mais novos podem ver as suas escolas e comunidades abrangidas por esta iniciativa. Pelo segundo ano, a Câmara Municipal de Guimarães atribui 200 mil euros ao programa Orçamento Participativo Escolas e o resultado foi a apresentação de 65 propostas para a edição de 2016.
Estes dois programas estão agora a serem analisados e esperam ter os primeiros resultados apresentados já no próximo mês de Maio. O OP Escolas deverá ter os seleccionados finais em Junho, ao passo que o Orçamento Participativo geral terá ainda uma fase de votação publica e os resultados apenas serão conhecidos no mês de Outubro.
Fotografia: Direitos Reservados