Guimarães quer definir uma meta para o reaproveitamento do lixo na economia local. O projeto está a ser lançado pelo Laboratório da Paisagem e quer chegar a toda a população do concelho até 2028.
A economia circular já deixou de ser um bicho de sete cabeças para os vimaranenses que vêm o ambiente como prioridade tanto nas politicas públicas como dentro do seio familiar. A recolha seletiva de resíduos orgânicos é agora um dos passos a dar na criação desta círculo sustentável.
O projeto “rrreciclo” propõe mobilizar os vimaranenses a reduzirem, reciclarem e reaproveitarem os resíduos produzidos, através de um conjunto de ações simples, com grandes benefícios ambientais. A iniciativa, que se prolongará nos próximos anos, levará a cabo um conjunto de ações educativas, com o objetivo de envolver a população a alcançar as metas de sustentabilidade ambicionadas pelo município até 2030.
Muito brevemente os vimaranenses poderão adquirir gratuitamente o kit gratuito de separação dos resíduos em suas casas, à semelhança do que acontece já com os comerciantes do centro histórico de Guimarães.