O Município de Guimarães acaba de lançar duas novas plataformas para ajudar munícipes e investidores na busca de melhores serviços públicos. Na sessão de apresentação foi também anunciada a nova assistente virtual, a Clara.
De forma a tornar os serviços públicos facilitados para quem procura ajuda e soluções online, o Município de Guimarães apresentou dois novos portais com um espectro mais abrangente para todo o público. Há uma maior associabilidade com tradução em linguagem gestual, tradução simultânea em dezenas de línguas e a implementação da Clara, uma assistente virtual, baseada em inteligência artificial que ajuda os utilizadores nos seus processos.
Assente em três pilares, a nova plataforma “principal” orienta os utilizadores para os serviços municipais do “Cidadão” onde se podem consultar, pagar e requerer licenças e documentos, para o “Investidor” perceber as dinâmicas e consultar informações gerais para o seu negócio e também para o “Guimarães Visível“, um novo portal de notícias que procura informar todo o público do que acontece no concelho.
Os cidadãos podem agora proceder a alguns processos sem a necessidade de deslocar aos balcões físicos do Município de Guimarães. Contudo, a plataforma tende a melhorar, tal como a assistente virtual, e todos os serviços podem ainda ser mais e melhor informatizados nos próximos tempos.