Apresentada antes do início da pandemia de Covid-19, a nova estratégia está a ser alterada e adaptada ao novo contexto. As soluções foram, para já, apresentadas aos stakeholders vimaranenses.
Agentes locais, associações comerciais, hotelaria, forças de segurança ou entidades turísticas regionais foram as primeiras a ouvir as novas estratégias de turismo para os próximos anos. Nesta sessão, que decorreu no Instituto de Design, foram apresentadas 48 propostas já adaptadas ao novo contexto para Guimarães.
Entre as propostas destaca-se a rede de embaixadores em todo o concelho que mostram o que de melhor há em cada freguesia, um reforço de comunicação do Caminho de Santiago, que passa por Guimarães, e também o reforço na transmissão da mensagem de destino seguro com os selos “Clean & Safe”.
A par destes pontos, Guimarães está a um passo de pertencer à Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que tem trabalhado com vários municípios e entidades locais e regionais, como a ANA Aeroportos ou a Fundação de Serralves, ficando apenas a faltar o visto do Tribunal de Contas.