Depois de ter chegado aos lugares cimeiros na última volta do título de Capital Verde Europeia de 2025, Guimarães já está com a próxima candidatura entregue. Resultados da CVE 2026 serão conhecidos no próximo mês de outubro.
O Município de Guimarães, em parceria com diversas entidades locais, entre elas o Laboratório da Paisagem, tem bem definido o plano para conquistar o título de Capital Verde Europeia de 2026. Após o sucesso da última candidatura que classificou a proposta vimaranense no top 3, o edil volta a entrar na corrida com mais experiência e a concorrer para o primeiro lugar.
Comprometida com a sustentabilidade e ações ambientais através do seu ecossistema de governança integrador, participativo e multidisciplinar, conhecido como Guimarães 2030, a proposta para 2026 já seguiu para o comité oficial e em junho será divulgada a shortlist de cidades que podem garantir este tão aguardado selo de qualidade.
A Capital Verde Europeia, iniciada em 2010 pela Comissão Europeia, promove cidades sustentáveis, reconhecendo anualmente uma cidade líder nos padrões ambientais e metas ambiciosas de sustentabilidade urbana e combate às alterações climáticas.