O Município de Guimarães sinalizou a intenção de integrar uma das maiores associações do país ligada ao setor do vinho. Em Santarém, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho celebrou 17 anos de existência com 18 novos associados.
Guimarães marcou presença nas celebrações do 17º aniversário da Associação de Municípios Portugueses do Vinho com a intenção de integrar a comitiva ainda no decorrer deste ano. Para oficializar esta parceria, o município vimaranense necessita ainda da aprovação da assembleia municipal e do Tribunal de Contas.
A AMPV é a segunda maior associação de municípios do país, logo atrás da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, e desempenha um importante papel na promoção do setor vinícola dentro e fora do país. A Feira Nacional da Agricultura ou o Festival Nacional de Gastronomia são alguns dos pontos fortes onde os concelhos podem destacar-se.
No âmbito internacional, a AMPV propõe-se a integrar os associados “Recevin – Rede Europeia de Cidades do Vinho”, permitindo internacionalizar os vinhos, bem como elevar e promover os produtos nacionais em feiras e mercados estrangeiros.