Guimarães ergue defesas na água e na economia circular

0

A economia circular continua a ser um dos pontos principais da agenda vimaranense no que se refere ao ambiente, onde se insere o modelo circular e participativo da água, bem com a capacitação ambiental dos agentes locais para o ciclo urbano da água.

Ao longo dos últimos dias, foram várias as atividades que envolveram Guimarães na temática da água e da economia circular. O FreePass decide assim resumir as três últimas iniciativas que o Município de Guimarães destacou na sua plataforma.

SELO DE QUALIDADE EXEMPLAR DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
A empresa municipal de abastecimento de água, a Vimágua, foi distinguida com selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano”, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, a ERSAR. A distinção é referente aos anos de 2019 e 2020, com a missão de assegurar uma água com qualidade, segura e controlada, possível de ser bebida com toda a confiança.

CONFERÊNCIA NACIONAL REDES CIDADES CIRCULARES
A vereadora do Município de Guimarães, Sofia Ferreira, esteve presente na primeira Conferência Nacional Redes Cidades Circulares aconteceu no passado dia 15 de novembro, em Vila Nova de Gaia, onde esteve em debate “O papel dos municípios na transição para a economia circular”. São 28 os municípios parceiros envolvidos nas quatro Redes Cidades Circulares e Guimarães lidera a rede de municípios ” CApt² – Ciclo Urbano da Água”, através do Laboratório da Paisagem. Integra, ainda o projeto de relações urbano-rurais, a RURBANLINK.

FÓRUM DE AÇÃO LOCAL SOBRE GESTÃO DA ÁGUA E ECONOMIA CIRCULAR
Vários agentes da comunidade local participaram no fórum sobre gestão da água e economia circular, com o intuito de contribuir para influenciar as políticas de gestão da água e a orientação dos municípios rumo à transição para uma economia circular. Inserido no projeto “CApt² – Circularidade da água, por todos e para todos”, do qual o Município de Guimarães é líder, o fórum decorreu no Laboratório da Paisagem e envolveu os 8 municípios participantes: Guimarães, Águeda, Lagoa (Açores), Loulé, Mértola, Oeiras, Oliveira de Frades e Ponte de Sor.

Share.

Comments are closed.