Faltam 6 meses, mas a Feira Afonsina já mexe

0

E são muitas as novidades para anunciar desta nova feira medieval. Depois da anunciação de Afonso Henriques a primeiro rei da pequena terra que viria a ser Portugal, o tema de 2016 tem uma outra história.

Guimarães será palco da batalha entre D. Afonso Henriques e D. Afonso VII de Castela, seu primo, no confronto de exércitos dado pelo nome de “Recontro de Valdevez”. A Feira Afonsina irá ocupar novamente toda a área classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, começando pelo Monte Latito, praças e ruas da zona intra-muros.

Outra das novidades é o prolongamento dos dias. Quando antes eram 3 dias de feira medieval, a Câmara Municipal de Guimarães decidiu prolongar a data e abranger o feriado municipal de 24 de Junho. Assim, de 23 a 26 de Junho, Guimarães volta a vestir-se a rigor para recriar mais uma parte da história de Portugal.

Mais uma das novidades é o aumento das taxas aos participantes do sector alimentar da Feira Afonsina. Nesta nova medida está ainda prevista uma revisão de preços consoante o lugar e o metro quadrado. A autarquia prevê gastar uma média de 200 mil euros e obter numa receita directa de 30 mil.

Share.

Comments are closed.