As 20 melhores esplanadas do berço para aproveitar este desconfinamento

0

Um dia pelo qual muitos esperam mas talvez poucos o irão aproveitar, isto por ser dia de trabalho. As esplanadas vão reabrir até às 22:30 durante a semana e até às 13:00 aos fins-de-semana.

Almoçar, jantar ou apenas beber um refresco. O regresso das esplanadas é um dos processos pelos quais os vimaranenses mais aguardavam. Como habitualmente temos algumas sugestões para passar umas belas tardes no conforto de uma esplanada debaixo de um vigoroso sol de abril, mas nunca mais de quatro pessoas.

Ainda que a venda ao postigo seja uma obrigatoriedade para restaurantes, cafés e bares, as esplanadas irão manter-se abertas se os números na região não aumentem drasticamente. Caso contrário, a reabertura dos estabelecimentos poderá não acontecer na data prevista, 19 de abril.

LARGO DE DONÃES
Ainda não estão todos os estabelecimentos de portas abertas, mas esta é uma nova praça que merece uma visita. Sobretudo na winehouse Pholus, que tem duas esplanadas à escolha do freguês. Aqui estão também a Casa Amarela e o Mezanino.

1720 QUINTA DA CANCELA
Fugir da multidão e do frenesim citadino para ter um fim de tarde tranquilo nos vários recantos da Quinta da Cancela é também válido por estes dias. Os vinhos são a essência deste local que podem vir sempre acompanhados de uns pequenos petiscos para saborear alguns dos melhores vinhos da região.

LARGO DO TROVADOR
Um clássico das noites de Guimarães. Seja na Taberna do Trovador ou no Tasquinha do Tio Júlio, este pequeno largo na Zona de Couros merece que as noites que lhe deram fama regressem, assim como a alegria de quem frequentava estes dois locais.

COR DE TANGERINA
É um dos recantos mais bonitos da cidade de Guimarães e certamente será a mais bela esplanada da cidade berço. O Cor de Tangerina está de portas abertas com serviço de almoço e cafetaria durante a tarde. Uma boa opção para quem deseja ter um fim de tarde a beber um refresco ou experimentar umas cervejas mais ousadas.

PENHA CHALÉ DO CARMO
Recentemente aberto, o Chalé do Carmo é um sítio que merece uma oportunidade para experimentar as sangrias ou francesinhas ao fim da tarde no topo da cidade.

CERVEJARIA IMPERIAL
Com uma boa tradição no tratamento das carnes à mesa, a Cervejaria Imperial coloca toda a sua sabedoria nas tão famosas francesinhas. E há já quem as considere como as melhores francesinhas de Guimarães. Uma coisa é certa, é um sítio sempre a repetir.

LARGO DA OLIVEIRA
A esplanada mais eclética de Guimarães. Um bar de gin, uma winehouse, um café/bar e uma casa de petiscos são alguns dos negócios que se podem encontrar neste largo histórico da cidade berço. Sugerimos uma passagem pelo histórico Coconuts, provar na Taberna da Lu, apreciar no Rolhas e Rótulos, jantar no Buxa e “shotar” no Salado Bar.

VIRA BAR
O Vira Bar mudou mais uma vez de lugar. Agora encontra-se na bela encosta da Penha com vista para a cidade e uma grande esplanada de fazer inveja a muitas outras. Aqui, como é hábito, encontram-se boas francesinhas e umas diárias boas para apreciar.

PRAÇA DE S. TIAGO
Do Ponchas ao Barrel’s, aqui há um pouco de tudo. Restaurantes, bares, cafés e gelatarias compõem esta emblemática Praça de S. Tiago. Recomenda-se ainda a visita ao Oub’Lá, Prost, El Rock Bar, Pintado de Fresco e a Cozinha Regional S. Tiago para provar um pouco da essência local.

RÉS VÉS
Ainda que não esteja aberto, abre apenas dias 19 de abril, o Rés Vés tem duas grandes esplanadas. Uma virada para a bela Rua de Sta Catarina e um outro maior no seu jardim interior. Vale a pena passar por aqui e ter um belo jantar neste recanto da cidade.

PETISQUEIRA SR
Um recanto da cidade que merece uma melhor apreciação. Rodeado por uma bela zona histórica na baixa da cidade e ainda um pequeno ribeiro de água, esta Petisqueira tem mais que se lhe diga. Ainda para mais quando há muitos pratos que são confecionados em forno a lenha.

LARGO DA MISERICÓRDIA
Com destaque para o bar/casa de tapas Tecto de Mercúrio e ainda para a Cervejaria Guimarães, há ainda outras opções como o Forno da Vila e o Berço dos Bifes. Aqui perto há também um pequeno segredo chamado Taberna Sal y Pimenta e a Adega dos Caquinhos, ambas na peculiar Viela da Arrochela.

HISTÓRICO BY PAPA BOA
Talvez o mais belo jardim interior de Guimarães, o Histórico tem também um excelente serviço de cozinha e diárias deliciosas para a hora de almoço. Uma bela sugestão, seja um almoço rápido de trabalho ou um tardio nas melhores companhias.

LARGO DO TOURAL
Conhecida como a sala de visitas da cidade berço, o Largo do Toural é a grande porta de entrada para Guimarães. Aqui há diversas esplanadas para apreciar o movimento da cidade como esta mais escondida da Luzzo, mas há também a Cervejaria Martins, a Churrasqueira Toural, a Clarinha, a Nova Camir ou a Sabor Cremoso.

EMPIRE SPORTS BAR
O bar de todos os desportos tem vista para a Penha. Localizado no Teleférico de Guimarães este é o sítio ideal para aproveitar e assistir a uma partida de um qualquer desporto que esteja a ser transmitido.

PLATAFORMA DAS ARTES
As opções são algumas e por vezes é necessário procurar local na envolvência, como o Concreto ou o Oasis. Mas nada como testar O Lamego, o Lá & Cá, o Cachorrão ou então o mítico Café Vitória, agora com esplanada na varanda desta grande praça.

TRIÂNGULO
São variadas as opções para escolher no CC Triângulo. A começar temos sempre as boas francesinhas do Museu do Presunto, mas há também espaço para saltar à Pregaria Portuguesa ou então ao Restro Bar. O que é certo é que dificilmente alguém sair daqui com fome.

FORMIGAS RESTAURANTE
Inserido em pleno Parque da Cidade, este espaço é excelente para beber um refresco durante a tarde ou para programar um jantar em família, amigos ou de trabalho. É também um ponto de paragem nas voltas a este grande pulmão verde da cidade de Guimarães.

ALAMEDA NORTE
Nesta pequena praceta podemos contabilizar três esplanadas para se estar ao fim do dia. A começar pela ponta, com a Supremo Gosto a fazer esquina com a Sabores Gelados e o D’Guste by Pedro Pinto. Os três locais, de sabores e confeções ecléticas para desfrutar ao fim de um dia de trabalho.

QUARTEIRÃO DE LONDRES
A poucos passos de distância podemos encontrar várias boas e confortáveis esplanadas. Da Cafetaria de Londres à Pastelaria Fina, passando pela pequena travessa da Avenida de Londres onde se encontram o Salão de Chá Citara e a Taberna Londrina. Não esquecer claro das mais escondidas, o Vila Fiori ou o Migas Grill.

Share.

Leave A Reply