Bienal de Arte Têxtil Contemporânea de Guimarães abre apenas a 5 de setembro de 2026, mas os trabalhos de bastidores já se fazem notar. Ai Weiwei, que visitou as exposições em 2024, será o artista convidado da oitava edição.
A Contextile revelou o tema para a próxima edição da grande bienal de arte têxtil vimaranense. “By a Thread” (em português traduz-se “por um fio”) propõe uma reflexão aos tempos atuais, marcados por crises ambientais, sociais e económicas, convocando a arte como ferramenta de resistência e construção de novos futuros.
Entre as novidades encontra-se também o anúncio do artista e pensador chinês Ai Weiwei, radicado em Portugal, depois de ser obrigado a deixar o seu país de origem em dissonância com entidades governamentais. Ai Weiwei apresenta um trabalho de forças entre a política, a economia, a natureza e a sociologia, unindo o saber-fazer tradicional com a criatividade conceptual.
Até 7 de março encontram-se abertas as candidaturas para a Exposição Internacional da Contextile que estará patente ao longo de toda a bienal, entre 5 de setembro e 29 de novembro de 2026.
