No âmbito do crescimento do Bairro 1128, no centro da cidade de Guimarães, encontram-se “ligados” diversos bancos públicos do jardim da Alameda de S. Dâmaso. É possível carregar smartphones por ligação wireless.
A tecnologia promete fazer alguns upgrades ao quotidiano vimaranense e uma das novidades do Bairro 1128 foi a implementação de bancos inteligentes que podem carregar telemóveis. Os utilizadores apenas têm de ter (e autorizar) o carregamento do seu dispositivo sem fios.
Estes bancos, desenhados pelo galardoado arquiteto Álvaro Siza Vieira, encontram-se espalhados ao longo do bosque urbano da cidade de Guimarães, e os responsáveis assumem que haverá mais mobiliário urbano na cidade que terão outras finalidades para além do “habitual”, não só nesta zona, como também em toda a área compreendida do Bairro 1128.
O Bairro 1128 é o projeto vimaranense inserido no programa dos Bairros Comerciais Digitais, uma iniciativa nacional para promover o comércio tradicional cuja implementação acontece em duas dezenas de cidades portuguesas.
