6 “experiências” a fazer no Curtir Ciência

0

Guimarães já tem o seu Centro de Ciência Viva desde Quinta-feira, 17 de Dezembro, e há muito o que fazer dentro daquele espaço.

Destinado a um público dos 8 aos 80, o Curtir Ciência preenche-se com cerca de duas dezenas de módulos de sete áreas do conhecimento diferentes instaladas na antiga Fábrica Âncora, em Couros. De Terça a Domingo, entre as 10:00 e as 18:00 e pelo valor de 3,5€ (adultos) e 2,5€ (crianças) é possível descobrir ciência a brincar.

DSC_1214

Ser um astronauta

Sim, podes ser um astronauta sem tirar os pés da Terra. Entre as actividades é possível vestir a pele de um astronauta e telecomandar um veículo na superfície lunar com imagens com base em imagens que a viatura transmite.

DSC_1235

Descobrir (mais) sobre o corpo humano

E se testasses o teu corpo? Qual a parte do corpo humano mais quente? Medir o som produzido pela tua voz? Tudo isto pode ser respondido pelos equipamentos presentes.

DSC_1265

Construir um robô

Desenhar e construir um robô mesmo sem ter grandes conhecimentos de robótica também é possível. Há em exposição e para experimentação alguns exemplos como uma destas máquinas como uma que joga golf, outra que desvenda o Cubo de Kubrik, ou até uma que vai seguir-te se tiveres uma luz.

DSC_1280

Ver o processo de reciclagem

Uma garrafa de água de plástico transformada em porta-chaves em apenas 3 processos. É giro ver a ciência e a tecnologia ao serviço do ambiente.

DSC_1292

Entrar num túnel de cósmico

Mais que um túnel, é uma viagem ao nosso sistema solar. Este túnel escuro de cerca de 8 metros mostra-te planetas e estrelas de uma forma muito divertida.

DSC_1216

Perceber o processo dos curtumes

A Zona de Couros é conhecida pelas famosas poças quadradas de tinta, dos seus edifícios ripados e pelo processo que revolucionou o modo de conceber os curtumes. Apesar de toda a tecnologia presente dentro de um edifício histórico e pré-industrial, também há espaço para mostrar o que deu fama aquela zona.

Claro que há muito mais para ver neste 20º Centro de Ciência Viva do país, mas não podemos fazer muito mais spoilers.

Share.

Comments are closed.