A aposta de Guimarães nos espaços verdes tem dado frutos. São cada vez mais as áreas para brincar, passear e fazer desporto e também são cada vez mais os cidadãos a utilizarem esses espaços.
Realizamos mais um levantamento de zonas verdes para usufruto da população. Em vez das zonas ribeirinhas, este ano a aposta recai também nos parques urbanos e rurais onde a população pode realizar atividades ao ar livre, e sem custos. Destaque ainda para os parques que recentemente foram reabilitados e outros que ainda estão em processo.

PARQUE DA CIDADE
É o mais concorrido parque de todo o concelho e os seus trilhos caminham-se quase por três freguesias. O grandioso Parque da Cidade conta com equipamentos para a prática de desporto, serviço de restaurante/bar e ainda tem o início do caminho pedonal para a Rota da Biodiversidade até à Penha.

PARQUE DAS LEVADAS / PARQUE DA ÍNSUA
Os parques verdes destas duas freguesias, Caldelas e Ponte, estão separados por uma estrada, mas ligados por um rio que ultimamente tem acolhido adeptos de desporto náuticos. A requalificação dos percursos à beira rio têm merecido rasgados elogios da população.

PARQUE DA BATOCA
Este parque, erguido com a ajuda do projeto Orçamento Participativo, é um dos mais concorridos parques de Guimarães. A mais recente reabilitação envolvente, faz desta zona de Creixomil num verdadeiro oásis para as famílias com zona infantil, de percursos (quase) sempre em sombra.

PARQUE DE LAZER DA LOURINHA
A freguesia de Ronfe rejubila com a conclusão de mais uma grande área verde. O Parque da Lourinha tem também um acesso condicionado ao rio, mas que se espera que seja integrado no parque. O bar é uma pequena cereja no topo deste espaço verde de Guimarães.

PARQUE DE SANTA MARIA DE SOUTO
Para além de uma rica zona ribeirinha, conhecida como a Praia do Vaqueiro e de um ribeiro com antigos moinhos, a zona de freguesias de Souto tem ainda um belo parque para visitar. O Parque de Santa Maria é “fechado” e tem habitualmente provas de ciclismo nas vertentes de BTT, montanhismo, entre outras.

PARQUE DE LAZER DE BRITO
Este parque urbano, rodeado de habitações, e reabilitado no passado mês de maio, torna-se num exemplo perfeito de acesso fácil a um recinto verde por parte da população. O Parque de Lazer de Brito é também um dos locais de eleição para a realização de atividades ao ar livre por diversas entidades.

PARQUE DO LAGO
São Torcato tem um pequeno parque “escondido”. Esta zona, umas cotas abaixo do terreiro da Basílica de S. Torcato tem uma grande área verde e um lago ideal para caminhar.

PARQUE DE DONIN
O processo de requalificação das margens dos rios Ave e Selho tem trazido boas surpresas aos locais e a quem visita Guimarães. O Parque de Donin foi um dos pontos que mereceu um bom trabalho por parte dos responsáveis que colocaram ali estruturas para miúdos e graúdos.

PARQUE DA CIDADE DESPORTIVA
Com grandes infraestruturas, o Parque da Cidade Desportiva foi sempre alvo preferido dos utilizadores virados para o desporto. As Pistas Gémeos Castro e o Complexo de Piscina Municipais fazem deste local num must-go para a prática desportiva.

PRAIA FLUVIAL DE BARCO
Já deu nome a um festival e o festival tornou este local reconhecido. O parque de Barco tem, para além de um caminho ribeirinho bem interessante até Briteiros, uma praia fluvial, zona infantil, zona desportiva e bar. Recentemente esta zona sofreu também intervenções e a sua ligação às Taipas está cada vez mais acessível.

PARQUE DE GONDOMAR
Para quem quiser fugir da urbanidade, este é um dos santuários para os amantes de atividades ao ar livre. O parque tem zona verde com umas balizas e logo ali ao lado um rio com acessos fáceis para mergulhos. Os piqueniques são cada vez mais comuns nesta grande área verde.

PARQUE DE MOREIRA DE CÓNEGOS
Composto com várias ruínas, este pequeno parque de Moreira de Cónegos tem muita história para contar. Pelos caminhos os utilizadores podem também usufruir de mesas e bancos para repousar e até conversar. As merendas são cada vez mais frequentes neste local.

PARQUE DE ROLDES
Ideal para os admiradores de trilhos. Seguindo pelo rio, é possível contemplar um pequeno percurso no interior da antiga indústria vimaranense. Este parque está agora requalificado e espera-se que dê ainda mais alguns kms de trilhos nos próximos tempos.

PARQUE DE SELHO
Um vasto manto verde liga duas freguesias, S. Cristóvão e Pevidém (ou S. Jorge) e têm também a partilha do Rio Selho. Não se recomendam banhos mas a brisa que sai do rio é bem intensa para abençoar o tórrido verão de Guimarães.

PRAIA SECA
Esta é uma das praias fluviais mais concorridas do concelho de Guimarães. A Paia Seca, em Caldas das Taipas, acolhe nos dias de verão várias dezenas de pessoas e mesmo ao lado encontram-se uns bons metros quadrados de área verde para desfrutar, brincar ou fazer um pic-nic.

ALAMEDA S. DÂMASO
É o local de eleição para muitos vimaranenses. As densas árvores cobrem uma boa parte deste “bosque urbano” que contempla dezenas de bancos, um palco, WCs públicos e ainda uma galeria de arte.