A sul da cidade histórica cidade, um dos principais acessos ao Multiusos de Guimarães e Parque da Cidade Desportiva, encontra-se um novo percurso viário e acessos pedonais que prometem melhorar a saúde e vida dos cidadãos.
O Município de Guimarães abriu uma nova estrada para facilitar sobretudo os acessos ao transporte público, que tinha grandes dificuldades a ultrapassar um nó rodoviário. A solução foi abrir um novo arruamento, mas o projeto foi mais além, criando grandes condições na zona envolvente para benefício dos peões e ciclistas.
A mini variante do Reboto, assim denominada, foi edificada com uma rotunda, que cruza o Parque da Cidade Desportiva, Candoso e Creixomil, sendo agora uma alternativa para quem foge do trânsito da Variante de Creixomil. Este novo percurso apresenta também uma vasta área verde, com mesas e bancos para usufruto da população.
O projeto contemplou ainda a integração paisagística e ambiental da obra, com especial atenção à preservação da Reserva Agrícola Nacional e da Reserva Ecológica Nacional. Foram plantadas espécies vegetais autóctones, ajustadas às características do solo e do clima, promovendo a requalificação ecológica e o enquadramento visual da infraestrutura.
