As startups são responsáveis por milhares de empregos e por contribuir com cerca de 1% do PIB em Portugal e os dados mostram um crescimento exponencial. Guimarães foi a primeira cidade a acolher o programa RegionX da Startup Portugal.
O Instituto de Design de Guimarães acolheu a primeira de quatro sessões RegionX, que vão ainda passar pelas cidades de Albergaria-a-Velha (Centro), Évora (Alentejo) e Faro (Algarve). Estas sessões servem principalmente para ligar as incubadoras de empresas públicas e privadas com partilhas de boas práticas, identificação de oportunidades e criação de planos de ação para os territórios.
Em Guimarães marcaram presença diversas equipas do Porto, Esposende, Matosinhos, Mirandela, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Bragança, Trofa, entre outras, onde assistiram a palestras, mesas redondas e ainda realizaram um workshop abrangendo o ecossistema empreendedor que cada território poderia potenciar.
O RegionX promete realizar uma nova ronda pelos territórios nacionais, não só envolvendo as incubadoras inscritas na Rede Nacional de Incubadoras (RNI), como também os próprios incubados e empreendedores locais.
