O Jornal de Guimarães dá conta das primeiras intenções para a criação do novo modelo de transporte público para o concelho de Guimarães. Intenção da criação de uma linha independente até Braga já era conhecida, agora chegam os primeiros estudos.
O percurso entre o centro da cidade de Guimarães a uma futura ligação aos limites do concelho de Braga e à Estação de Alta Velocidade terá 14 paragens e várias bolsas de estacionamento automóvel para os utilizadores desta linha rápida. O percurso irá ser feito na sua maioria pela Nacional 101, que liga Guimarães a Braga, pelas Taipas, com dois pequenos desvios nos cerca de 13 km de percurso.
Com início na Alameda Alfredo Pimenta, o percurso irá seguir a N101 até à zona da Pastelaria Caneiros onde fará um pequeno desvio até à Escola de Fermentões, regressando depois ao itinerário normal. Já em Ponte, o BRT irá realizar um novo desvio fazendo uma pequena passagem pela zona da Junta de Freguesia local. A passagem pelas Taipas terá paragem na zona termal e uma possível ligação secundária ao AvePark. A viagem do Metrobus dentro do concelho termina na freguesia de Balazar esperando que o município vizinho crie as ligações esperadas à Estação de Alta Velocidade.
Estes primeiros estudos foram apresentados pela empresa Argonvia, responsável pela qualidade do futuro canal do BRT por 47 mil euros.