Estão abertas as candidaturas para 8ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, uma “ajuda” que pretende contribuir para a promoção da renovação do tecido teatral português. As candidaturas podem ser submetidas até 13 de abril.
Atribuída anualmente, a Bolsa Amélia Rey Colaço garante um aumento do acesso de artistas emergentes e novas companhias de teatro a meios de produção fundamentais e a espaço de pesquisa, permitindo-lhes consolidar o seu corpo de trabalho, ao mesmo tempo que se promove e incentiva a criação de novas dramaturgias e o alargamento de públicos.
Com um valor pecuniário de 24.000 euros, a Bolsa Amélia Rey Colaço destina-se a apoiar a produção do projeto vencedor, que terá ainda acesso a quatro residências artísticas, a realizar em Guimarães, Lisboa, Montemor-o-Novo e Viseu. O projeto vencedor dará origem a um espetáculo, com estreia agendada para maio de 2026, em Lisboa, seguindo-se depois as restantes cidades.
O anúncio do projeto vencedor será feito a 6 de junho de 2025, data de estreia do espetáculo “Corre, bebé!”, de Ary Zara e Gaya de Medeiros, vencedor da anterior edição da Bolsa. As candidaturas podem ser submetidas através deste link.
