A batalha frente aos focos poluidores ganhou dimensão nos últimos dias em Guimarães com dezenas de descargas ilegais no concelho de Guimarães. Brigada da Proteção Ambiental da PSP registou diversas ocorrências.
Nos primeiros dois meses do ano os Guarda-Rios identificaram 85 ocorrências nos rios e linhas de água em Guimarães, muitos deles reportados às entidades competentes para o início dos procedimentos processuais e judiciais. Zonas da Costa e Veiga de Creixomil têm sido muito afetadas.
Com várias intervenções e alertas da população, os Guarda-Rios nem sempre conseguem identificar a origem dos problemas que têm persistido mais no centro urbano de Guimarães que propriamente nos rios Ave e Selho. Na última quarta-feira, 26 de fevereiro, foi identificado a origem de um dos focos de poluição na Ribeira de Couros.
Os Guarda-Rios é um projeto da empresa municipal Vitrus Ambiente já muito elogiado por diversos concelho de todo o país. Nos últimos dois anos, a ação destas equipas tem sido de prevenção e identificação de focos poluidores.
