Guimarães continua a ser um verdadeiro viveiro do cinema português. A prova disso mostra-se em mais uma edição dos maiores prémios do cinema nacional, com destaque para o coletivo Bando à Parte e a atriz Carolina Amaral.
Os Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, revelaram os nomeados para a sua edição de 2025. O anúncio aconteceu na passada sexta-feira, 14 de março, e a cerimónia de entrega de prémios está apontada para acontecer no Casino Estoril, no dia 27 de abril, com transmissão em direto na RTP2.
Na enorme lista de nomeados encontram-se filmes da produtora Bando à Parte, nomeadamente “O Pior Homem de Londres”, com 10 nomeações, e “A Pedra Sonha Dar Flor”, com apenas uma nomeação. Carolina Amaral conta com uma nomeação para Melhor Atriz Secundária pela sua prestação em “Os Papeis do Inglês” e João Pedro Vaz, antigo diretor artístico do CCVF, conta com duas nomeações para Melhor Ator, em “Os Papeis do Inglês” e Melhor Ator Secundário, em “O Bêbado”.
Os músicos vimaranenses Samuel Martins Coelho e Dada Garbeck estão com boas hipóteses de receber um galardão pela Melhor Banda Sonora Original e pela Melhor Canção Original, respetivamente. A equipa de som de Pedro Marinho, Pedro Góis e Elsa Ferreira recebe também uma nomeação pela captação em “O Pior Homem de Londres”.
Já habituados a estas andanças estão os vimaranenses Rodrigo Areias, com várias indicações, inclusive para Melhor Realização, e Eduardo Brito, para Melhor Argumento Original. O cineasta Paulo Branco recebe desde já Prémio Carreira nestes Sophia 2025.
