Executivo vimaranense espera entregar o dossier ao Governo ainda neste mês de agosto para dar início aos procedimentos para a primeira fase de ligação à Estação de Alta Velocidade. Obra está avaliada em 200 milhões de euros.
Guimarães dá mais um passo para implementar o sistema Bus Rapid Transit (BRT), também conhecido como Metrobus, a ligar o centro da cidade a Braga, e por conseguinte à Estação de Alta Velocidade, que ainda não tem localização definida. Em 2020, Guimarães tinha previsto um investimento de 200 milhões de euros do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030).
Concluído o processo de estudos que indica que este projeto é economicamente mais viável, com uma estimativa de transportar cerca de 3 milhões de passageiros por ano, o traçado prevê ligar o centro da cidade de Guimarães (Alameda Alfredo Pimenta), a Fermentões, Ponte, Caldas das Taipas e AvePark. Por conseguinte, ligar ainda ao futuro sistema BRT de Braga que já se encontra em fase de concurso público para a sua construção.
O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, quer agora reunir-se com o governo para fechar o negócio e dar assim início à primeira fase da implementação do Metrobus em Guimarães. Já no ano anterior o Ministro das Infraestruturas afirmou estar de acordo com o projeto.
