Projeto deverá estar concluído em 2029, ao contrário do inicialmente previsto que seria 2031. Município de Guimarães assinou dois contratos interadministrativos com o Ministério da Justiça, o segundo quer reabilitar Palácio da Justiça, no Largo da Mumadona.
A preparação do projeto de arquitetura está em fase adiantada e o concurso público para a obra do futuro Campus da Justiça, que ficará sedeado junto à Academia de Ginástica de Guimarães, deverá ser lançado em 2026 para o início da empreitada ter lugar no primeiro trimestre de 2027. O Campus da Justiça deverá acolher os diversos juízos de Guimarães, como o Tribunal da Relação, Tribunal do Trabalho e o Tribunal Criminal.
Apenas o Tribunal Judicial, que se encontra localizado no icónico edifício do Palácio da Justiça do Largo da Mumadona, deverá manter-se no mesmo lugar. Apesar do espaço estar com algumas deficiências quanto à sua utilização, o Município de Guimarães vai colaborar com o Ministério da Justiça para uma reabilitação estruturar para melhorar as condições de acesso e trabalho.
