As novas 8 exposições para ver neste regresso a Guimarães

0

O mês de setembro sabe sempre a início de uma nova temporada. Novos objetivos, novos desafios e novas propostas nesta reentrée cultural vimaranense para descobrir.

O FreePass Guimarães propõe a visita a novas exposições patentes em Guimarães. Algumas delas ocupam espaços museológicos conhecidos, mas há outras que podem ser descobertas em locais inusitados da cidade berço como o Bairro C ou em pequenos recantos no centro da cidade.

MAGIC CARPETS | BAIRRO C
Em exposição em locais inusitados como fábricas abandonadas, na zona de couros, os projetos finais das artistas Lucie Dehrmain (França) e o coletivo Paprat, composto por Iva Peručić e Maja Subotić Šušak, (Croácia). “Arquinho” e “Solução” podem ser visitadas até ao dia 30 de outubro.

COISAS EM QUE EU PENSO MAS NÃO DIGO | CAAA
O arranque da nova temporada do Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura teve a Joana BC como artista principal. Pintura, e também escultura, mostram-se nas renovadas galerias desta grande galeria da zona da Caldeiroa.

CASA | SOCIEDADE MARTINS SARMENTO
A artista vimaranense Délia Carvalho está convocada a abrir a secção de exposições temporárias da Sociedade Martins Sarmento. O já longo percurso da artista vimaranense deu força à instituição para ter a sua primeira inauguração da rentrée cultural já no dia 10 de setembro.

AS GENTES DE COUROS | PARQUE DE ESTACIONAMENTO DA CALDEIROA
No Parque de Estacionamento da Caldeiroa encontra-se uma grande grelha de tanques que serviriam para “tingir” as peles. Esse processo está agora adaptado pelo criativo vimaranense Nuno Machado.

MURAL COMUNITÁRIO DAS GUALTERIANAS | LARGO DO TROVADOR
Apesar da pandemia ainda continuar ativa, foi no seu pico que vários vimaranenses quiseram deixar marca neste bonito mural comunitário. As Festas Gualterianas serviram de mote para convocar os vimaranenses a pintarem um pequeno quadrado que mais tarde deu lugar a este bonito mural com mais de 600 contributos.

JARDIM INTERIOR | ALAMEDA ART GALLERY
Há uma nova micro exposição para ver na Alameda Art Gallery. O MGA Project tem agora em exposição obras da artista Joana Rego que vão ficar pela galeria mais pequena do mundo até ao fim de outubro.

BIG | PALÁCIO VILA FLOR | CAAA | CIAJG | SOCIEDADE MARTINS SARMENTO
A Bienal de Ilustração de Guimarães tem dois grandes momentos para este mês de setembro. No dia 11 inaugura a exposição que resulta do concurso lançado pela BIG no Palácio Vila Flor. Já no dia 23 de setembro abrem-se as portas dos restantes locais para os artistas convidados.

NO ESCURO DO QUARTO ONDE AS CRIANÇAS CHORAM | ÁREA 55
A pequena galeria da Rua Egas Moniz volta a receber uma nova exposição temporária. Desta vez, a artista convidada, Ana Torrie, propõe uma viagem interior com uma série de ilustrações à volta do tema dos sonhos.

CICLO EXPOSITIVO 2021 | CIAJG
No dia 2 de outubro o Centro Internacional das Artes José de Guimarães inaugura o novo ciclo expositivo; o segundo de 2021. As novas exposições dão continuidade ao programa artístico Nas margens da ficção, já com a nova curadora Marta Mestre ao leme desta instituição que começa a preparar o seu 10º aniversário.

Share.

Comments are closed.