Uma banda sonora “made in” Guimarães

0

Com as saudades de assistir a uns concertos a apertarem, decidimos criar uma “playlist” de músicas com artistas ou produções locais.

Fizemos uma seleção de 30 clipes não só de músicas mas também de produções realizadas em Guimarães para passares uma tarde de trabalho ou estudo com a moral elevada com coisas muito boas do que se faz por estes lados.

DADA GARBECK
Começamos pelo vimaranense Dada Garbeck. A escolha recai em Kali Yuga or The Ever Coming, uma faixa que mostra o poder do canto num manto de sintetizadores.

RA-FA-EL
Vimaranense emprestado, Ra-Fa-El deixa aqui uma bela música para animar esta tarde. O músico pertence aos altos quadros da banda de Barcelos, os The Glockenwise.

THEO
É uma das mais recentes bandas de Guimarães e põe aqui o rock de volta aos velhos tempos. Riffs e uma melodia bem enquadrada para não perder neste “Smoking Gun”.

MANUEL DE OLIVEIRA
Vimaranense de gema e Nicolino, Manuel de Oliveira deixou esta grande homenagem às populares festas dos estudantes de Guimarães. Uma guitarra e um grande sentimento deixados neste concerto ao vivo gravado em 2012.

GATO MORTO
O projeto de Elísio Donas, membro dos míticos Ornatos Violeta, contou com uma breve passagem por Guimarães para gravar uns temas na Academia de Bailado de Guimarães.

LET THE JAM ROLL
Foi um dos projetos mais promissores no fim da primeira década de 2000 e que faz bem sempre relembrar o funk-rock deste coletivo vimaranense. Ao que tudo indica, parece que estes velhos tempos podem mesmo regressar em breve.

MURUKUTU
O novo projeto de João de Guimarães apresentou-se ao mundo com este “Gratun”, uma bela composição de sons tribais com uma mistura de contemporaniedade.

MISTER ROLAND
Foi para estúdio e lá não saiu sem este completo Home. Uma bela canção para nos sentirmos sempre em nossa casa com direito a uma grande produção no Estúdio Alfaiate.

UNSAFE SPACE GARDEN
Outro dos mais recentes projetos musicais de Guimarães tem muito para mostrar. Os Unsafe Space Garden apresentaram-se com esta rapsódia de música feliz.

T Y R O L I R O
Giliano Boucinha, membro fundador de projetos como Utter ou Paraguaii, lançou-se a solo com Tyroliro. Neste primeiro álbum “Tu Es Brute” é possível escutar este “Na Minha Cama com Cães”.

DEAD COMBO
Não são de Guimarães (como toda a gente sabe) mas os vimaranenses podem muito bem reconhecer esta pequena rua da zona da Caldeiroa. O vídeo foi inteiramente rodado no CAAA pelo Bando à Parte.

VIRAR DASQUINA
Num submarino amarelo, os Virar DaSquina vão à descoberta de um “Mar Sem Fim”. Este projeto vimaranense apresenta já um longo caminho percorrido.

YOU CAN’T WIN, CHARLIE BROWN
Nenhum dos seus seis membros é de Guimarães, mas os locais conseguem bem reconhecer onde foi gravada esta bonita canção deste coletivo de grandes músicos nacionais.

CAPTAIN BOY
O sonho de navegar em alto mar não escapa ao vimaranense Captain Boy. No entanto levou “Sailorman” ao rio e o resultado não podia ser melhor.

PARAGUAII
Apresentaram-se em grande forma no alto de 2016 e de lá ninguém os tira. Os Paraguaii são um dos projetos com mais destaque nos últimos tempos e o que está para vir pode ser ainda melhor.

EL RUPE
Um trio de excelentes músicos de Guimarães juntaram-se e criaram os El Rupe. Samuel Martins Coelho, Rui Souza e Pedro Oliveira mostram esta geometria tropical de boa música.

HOT AIR BALLOON
Encantadores como sempre, os Hot Airt Balloon são um belíssimo exemplo de como a música mais simples pode funcionar na perfeição. Aqui fica a sugestão com “How Can a Love Be So Strong”.

LINCE
O projeto da multifacetada Ana Sofia Ribeiro tem vindo a consagrar-se com bom material sonoro para ficar a escutar enquanto se trabalha. Este “What Do You Wanna Know” é para vocês, leitores.

DEAR TELEPHONE
Não são de cá, mas bem que o podiam ser. Os Dear Telephone gravaram este magnifico material sonoro no Parque de Estacionamento da Plataforma das Artes, ainda mal se tinha estreado.

MIRA QUEBEC
A outra face de Paraguaii apresenta este “Run”, entre os industriais poderosos beats. Mira Quebec é um projeto a solo de Zé Pedro Caldas.

ZÉ PERDIGÃO
Radicado em Cabo Verde, o vimaranense Zé Perdigão apresenta este “Nha Terra”, uma homenagem ao local que o adotou já há vários anos. Este tema faz parte do seu quarto álbum, “EnCanto”.

https://youtu.be/W24ZyK-Tnpc

MIGUEL XAVIER
O jovem Miguel Xavier tem mostrado (e muito bem) o poder do fado no norte do país. O seu mais recente single mostra que a distância entre Lisboa e Guimarães não é assim tão grande.

JOHN AND THE CHARMERS
Tempo para a música animada de John and The Charmers. O projeto de João de Guimarães é animado e tem uma bela produção na cidade de Guimarães com foco principal no terraço do Cineclube.

NEEDLE
Outrora uma cidade onde o metal imperava, ainda há alguns projetos que se destacam exatamente por esta vertente musical. Apresentamos os Needle com este single de lançamento “The Absconder”.

MATHILDA
Foi com esta pequena faixa que Mathilda encantou os vimaranenses e também Portugal. A voz era nova e promete ainda dar muitas alegrias aos ouvintes nacionais e estrangeiros.

TOULOUSE
Separam-se quando tudo estava a correr pela perfeição. Os Toulouse deram uma pausa (sem termo) aos instrumentos mas deixaram verdadeiras reliquias como este “Juniper”.

BASEOFF547
O coletivo underground vimaranense BaseOff continua a soltar boas melodias e narrativas sobre o lugar onde pertencemos. Também há espaço para hip-hop, nesta playlist.

THIS PENGUIN CAN FLY
O poderoso instrumental dos taipenses This Penguin Can Fly é já uma sombra habitual das playlists da cidade. Aqui deixamos a sugestão de “Sangre!”.

GOBI BEAR
Mentor da promotora Planalto Records, Gobi Bear tem soltado um pouco o ar de sua graça. Canções bonitas e sempre atuais é o que podemos esperar dos lançamentos deste vimaranense.

PEDRO EMANUEL PEREIRA
É um habitué terminar um concerto com o hino da cidade por parte de alguns conjuntos de música clássica. Deixamos também esse final para este artigo com a fabulosa interpretação do “Hino de Guimarães” por Pedro Emanuel Pereira.

Share.
Exit mobile version