Corte regular da vegetação está suspenso em Guimarães para deixar as “abelhas trabalharem”

0

O Município de Guimarães volta a adotar a estratégia de outros anos para contribuir para uma melhor polinização da natureza. Medida pode ser também um alerta para a população fazer o mesmo durante a primavera.

Desde 2021 que Guimarães tem procurado sensibilizar os cidadãos para uma época de floração das plantas. Campanhas e ações no terreno foram (e são) algumas das medidas em marcha para praticar e reproduzir, tanto da parte pública como dos privados que podem também ter um papel fundamental na ajuda na reprodução da maioria das plantas, muitas delas de enorme valor para os seres humanos.

Em várias partes do concelho serão visíveis avisos junto a áreas de vegetação que mostram mensagens como “Prado por cortar, abelhas a trabalhar” e “Não cortamos para protegermos os polinizadores”. Com esta medida, o Município e o Laboratório da Paisagem pretendem aumentar as áreas de alimentação e refúgio dos polinizadores.

LIMPEZA DE TERRENOS EM FLORESTAS É PARA MANTER
Já no âmbito do programa de prevenção dos Incêndios Rurais em Portugal, e que será fiscalizado pela GNR até ao fim do verão, está em marcha a limpeza de vegetação junto a habitações, entre 50 a 100 metros da área residencial.

Portugal tem registado bons números nos últimos anos, com baixas ocorrências e com nenhuma vítima mortal a lamentar, como aconteceu em 2023. O distrito de Braga é uma das regiões que tem registado um melhor desempenho no que toca ao nível de participação na limpeza das florestas.

Share.
Exit mobile version