A edição francesa da Cosmopolitan declarou um grande amor à cidade berço de Portugal. Num artigo exclusivo dedicado a Guimarães, a jornalista Maëlys Berthout descreveu-a como uma “relíquia histórica”.
A publicação de janeiro de 2025 deixa rasgados elogios à cidade de Guimarães pela sua história e património monumental. “Longe dos fluxos turísticos do Porto e de Lisboa, esta cidade é o destino ideal para descobrir Portugal no coração da sua história”, sugere uma das principais magazines de lifestyle do mundo.
Apesar das intensas descrições da arte histórica que pulsou um país a partir de uma cidade, a jornalista Maëlys Berthout revela também outros motivos para visitar, com tempo, o bonito território de Guimarães, como a gastronomia, com destaque para pratos como o Arroz de Pato ou o Bacalhau com Natas; sem esquecer, claro, as Tortas de Guimarães.
O artigo termina com várias recomendações como explorar o património natural da Montanha da Penha, com uma “vista de cortar a respiração”, bem como provar os vinhos verdes da região. A agenda cultural é também referida no artigo da Cosmopolitan.