O plano (a dois anos) do Teatro Oficina para ligar alunos, companhias locais e o público

0

Está apresentado o molde para os próximos dois anos do Teatro Oficina em Guimarães. Ao contrário do previsto e do que aconteceu com Sara Barros Leitão, Mickaël de Oliveira vai comandar a companhia até ao final de 2024.

Em vez de um ciclo de um ano, será de dois. Mickaël de Oliveira chega a Guimarães para trabalhar com escritores, dramaturgos, atores profissionais e amadores e alunos da Licenciatura de Teatro da UMinho até ao fim de 2024 com um vasto programa de apoio ao produto local. Está prevista também a criação de um balcão de apoio aos artistas e companhias locais.

O projeto artístico do Teatro Oficina para o ano de 2023 assenta sobretudo em quatro pilares essenciais: criação, formação, pensamento e linhas de apoio à criação. Estas áreas serão focadas na renovada sede do Espaço Oficina, organizado pela antiga diretora Sara Barros Leitão e que agora será catapultada para uma maior abrangência do território.

CRIAÇÕES DO TEATRO OFICINA
Mickaël de Oliveira prevê já uma apresentação pública da companhia que não terá elenco fixo e cujas audições para um corpo de atores temporário arrancam já em abril. “Ensaio Técnico” é o nome da peça que será apresentada entre os meses de setembro e outubro e os ensaios irão decorrer no Espaço Oficina.

CRIAÇÃO CRÍTICA
Este novo programa pretende dar residências artísticas aos criadores e escritores locais. Neste processo, os criadores poderão contar com o apoio ao desenvolvimento teórico dramatúrgico e textual de um projeto, seguindo depois para a parte mais técnica e artística. A open-call será lançada no próximo mês de março.

BOLSAS DE CRIAÇÃO DE DRAMATURGIA
Para 2023, esta bolsa de criação espera contar com três artistas com percurso consolidado ou emergente. A open-call, que também será aberta no mês de fevereiro, irá focar-se principalmente na área do teatro para a criação de um espetáculo teatral ou de artes performativas.

ENCONTROS DE DRAMATURGIA
Habituado a estas andanças, o novo diretor do Teatro Oficina quer realizar também encontros com escritores de teatro, dança ou performance, tal como já acontece num dos seus projetos exteriores, o reconhecido Encontros de Novas Dramaturgias que tem reunido um grande leque de dramaturgos nacionais, sejam eles com percursos já consolidados e emergentes.

UM “HELP DESK” PARA OS ARTISTAS DE GUIMARÃES
É uma intenção antiga mas que poderá finalmente ver a luz do dia. O balcão de apoio à criação será uma realidade a partir de março, pelo menos virtualmente. Aqui espera-se dar resposta a projetos locais para apoio em materiais, logística ou candidaturas a fundos nacionais. Está ainda prometido um balcão físico, presencial, num local ainda a designar a partir de abril de 2023.

Share.
Exit mobile version