Guimarães já pensa na ligação à alta velocidade com BRT a chegar a Braga

0

O novo estudo foi apresentado em reunião de câmara pelo professor José Mendes. Autarquia assume que processo pode depender dos quadros do programa financeiro Portugal 2030.

Depois da definição da paragem da alta velocidade no concelho de Braga por parte do governo, o Município de Guimarães quer propor já uma ligação dedicada à estação, que deverá ficar situada entre as freguesias de Semelhe e Gondizalves. O BRT, conhecido como Bus Rapid Transit, seria a solução mais rápida e com implementação mais prática, mas existem outras opções.

Em cima da mesa está também uma ligação a Famalicão que seria de maior importância para o Quadrilátero Urbano ou então o reforço da via férrea até Lousado, projeto que dependeria muito da decisão da entidade nacional. Contudo Guimarães deseja acelerar o processo e realizar um investimento próprio sugerindo o BRT até Braga, numa viagem que deverá durar cerca de 45 minutos.

De lembrar que Braga já avançou com os primeiros projetos para a concretização do BRT, com três linhas a atravessar todo o miolo urbano, e quer a implementação deste sistema já em 2025. A relação próxima entre os dois municípios pode ser um trunfo para a implementação deste sistema a nível territorial.

O estudo vimaranense baseia-se no pressuposto de se tornar um documento de apoio à tomada de decisão por parte da Câmara Municipal de Guimarães, na qualidade de autoridade de transportes, e do Governo da República, na qualidade de tutela da rede ferroviária e dos mecanismos de financiamento nacional e europeu.

Share.
Exit mobile version