Guimarães com todas as propostas no PRR aceites e um novo concurso para a Escola-Hotel

0

Concurso público para a construção da Escola-Hotel na Quinta do Costeado com o financiamento de 11 milhões e 300 mil euros ficou deserto. PRR destinado ao Minho, Guimarães recebe 7%.

As contas públicas para os próximos anos fazem com que o Município de Guimarães pegue na calculadora. Dos cerca de 530 milhões que o Minho tem a receber do Plano de Recuperação e Resiliência mais de metade está afeta ao concelho de Braga e Guimarães surge como o quarto concelho que mais recebe, cerca de 40 milhões de euros.

Apesar da relativa percentagem destinada aos cofres públicos vimaranenses, há empresas do concelho envolvidas em grandes projetos e que formaram consórcios com outras empresas de concelhos vizinhos para se tornarem mais competitivas no futuro ao receberem mais fundos do PRR.

OBRAS PÚBLICAS EM EXECUÇÃO
Findo concurso público, que ficou sem propostas de empresas de construção devido ao crescente custo na área da construção civil, a futura Escola-Hotel do IPCA deverá apresentar nova proposta para o arranque da construção com um aumento considerável no seu orçamento, mais 5 milhões de euros com vista a atrair mais empresas para a sua concretização.

Ainda assim, Guimarães vê com bons olhos os avanços noutras obras de destaque, como é o caso da Torre da Alfândega, Ecovia do Costeado e dos antigos Fornos de Olaria da Cruz de Pedra. Todos estes projetos foram também envolvidos com fundos comunitários, assim como a polémica Via do AvePark que “conquista” mais de 12 milhões de euros ao PRR.

Share.
Exit mobile version