“Deucalion” estava na rota do AvePark mas será instalado no campus de Azurém

0

O supercomputador Deucalion já não deve ficar instalado no AvePark, na freguesia de Barco, como foi avançado em 2020. Atrasos nas obras de requalificação no edifício, onde seria implementado, levaram à alteração de planos.

Depois de vários meses de espera, os destinos do supercomputador foram alterados e há agora um lugar que está a ser preparado no Campus de Azurém da Universidade do Minho. Este plano b foi pensado após a não concretização das obras para a instalação de um data center no AvePark, num edifício que o Município de Guimarães comprou para o devido efeito por quase 2 milhões de euros.

No entanto, atrasos na gestão e instalação por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia e Universidade do Minho ditaram que o supercomputador de 26 toneladas será agora instalado junto à Escola de Engenharia da UM. Este processo trará problemas a nível logístico, pois os consumos previstos para o funcionamento do Deucalion seriam dificilmente suportados pelas atuais condições energéticas deste polo académico.

Para a decisão da instalação do Deucalion no AvePark seria necessário um investimento em painéis solares e redes estratégicas pensadas pela Minho Advanced Computing Centre (MACC), algo que não foi concretizado a tempo da instalação de um dos 8 supercomputadores na Europa. Ainda assim, os responsáveis garantem que o equipamento estará em funcionamento em julho de 2023.

Share.
Exit mobile version