AvePark prepara-se para receber supercomputador

0

Deverá chegar em junho de 2021 e apresenta-se como um dos 8 supercomputadores que a União Europeia vai instalar em vários países.

O AvePark vai acolher o Deucalion, um supercomputador com capacidade de realizar 10 mil biliões de operações por segundo, com uma arquitetura na fronteira da tecnologia para utilização pela comunidade científica e empresarial.

O equipamento de 28 toneladas deverá ser instalado nas antigas instalações da Farfetch, garantindo assim a expansão do MACC – Minho Advanced Computing Centre, na forma de um centro de computação avançada para o seu alojamento e operação.

O projeto tem um investimento de 20 milhões de euros e estará já a exercer funções no fim de 2021, num edifício que ainda há bem pouco tempo se encontrava à venda por cerca de 1,8 milhões de euros.

Os outros sete equipamentos fornecidos pela UE serão instalados nas cidades de Sófia (Bulgária), Ostrava (República Checa), Kajaani (Finlândia), Bolonha (Itália), Bissen (Luxemburgo), Maribor (Eslovénia) e Barcelona (Espanha).

Fotografia: Direitos Reservados

Share.
Exit mobile version