Capital Verde Europeia em risco

0

Sendo a cidade de Guimarães candidata a Capital Verde Europeia, a Assembleia Municipal reuniu no intuito de decidir estratégias que permitam melhorar o meio ambiente e reduzir a percentagem de lixo presente no concelho.

A proposta mais aplaudida da reunião – votada e aprovada por unanimidade – foi a de venda da freguesia de Gonça (onde se situa o Aterro Sanitário Municipal), ao Município da Póvoa de Lanhoso. “Trata-se do único aterro sanitário dentro dos limites geográficos da cidade, o que pode apresentar um grave revés no processo de candidatura”, referiu um alto responsável da área do ambiente da CMG. “A cada passo se anda com medo que o aterro sanitário esgote a sua capacidade e entre em ruptura, derramando grandes quantidades de lixo para o meio ambiente; essa catástrofe seria o fim da nossa candidatura a Capital Verde Europeia”, referiu o mesmo responsável. “Se depositarmos todo o lixo no concelho vizinho ninguém poderá culpabilizar Guimarães nem prejudicar o processo de candidatura”.

A venda de Gonça à Póvoa de Lanhoso é ainda suportada pelas estatísticas dos serviços de contabilidade e fiscalidade da CMG, segundo os quais Gonça, apesar de ser a terceira maior freguesia vimaranense em área, apresenta um baixo índice demográfico não tendo população suficiente para pagar os impostos necessários à sua boa gestão. “É desperdício de terreno”, disse mesmo um membro do executivo vimaranense.

Com esta venda, a Câmara de Guimarães encaixará um assinalável montante financeiro que será utilizado “em primeiro lugar para cunhas e em segundo lugar para resolver o problema de estacionamento no centro da cidade através da contratação de mais fiscais da Vitrus”, segundo a acta da Assembleia Municipal.

Fotografia: Resinorte

Todas as notícias publicadas n”O Bafo” poderão ou não ser verdadeiras. Se calhar são. Ou não.

Share.
Exit mobile version