7 motivos para ir ao Guimarães Jazz

0

Acabando Outubro, a vibração é outra. Acendem-se as luzes nocturnas na cidade, velas nos restaurantes, candelabros nos bares. Chegou o Novembro, chegou o frio, chegou o Guimarães Jazz.

Em Guimarães nada lhes escapa. É o mítico jazz a fluir por entre as chuvas e o frio do traiçoeiro Outono, como disse esta manhã a organização na conferência de imprensa do Guimarães Jazz 2015. Mas há ainda alguns pontos a retirar nesta apresentação para os dias 4 a 14 de Novembro.

Um cartaz para todos
Segundo o programador do Guimarães Jazz, Ivo Martins, a edição de 2015 é composta por um vasto leque de bandas e artistas versáteis. São jovens músicos a dar cartas como é o exemplo da renovada Fellowship Band de Brian Blade, ao lado dos velhos monstros como é Archie Shepp. Mas é também nos estilos musicais que o ecléctico cartaz se faz notar com destaque para o muito aguardado e dançável projecto Fats Waller Dance Party de Jason Moran.

Os regressos
Com o Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor repleto de jornalistas ansiosos pelas novidades do Guimarães Jazz, a organização fez enaltecer os “regressos” e não as “repetições” deste evento. Os já conhecidos Oregon são um desses regressos que dão os primeiros acordes na abertura oficial do festival no dia 5 de Novembro. Mas o destaque maior vai para Maria Schneider que volta à cidade berço muitos anos depois e sem nunca ter gravado nada desde então. Será agora o ponto de ruptura?

Em residência
Repete-se a intenção pegar nos novos talentos portugueses da ESMAE, e sob a direcção de grandes nomes do jazz, (des)construir uma Big Band e até uma Emsemble de Cordas. O resultado pode ser muito interessante, pois o tão aclamado como o melhor da sua geração Taylor Ho Bynum, é um dos convidados a compor um novo projecto em apenas 8 dias.

Uma contaminação na cidade
Mesmo que o Guimarães Jazz dure apenas 10 dias, estes são repercutidos durante meses, segundo Eduardo Meira, director da Associação Convívio. E talvez seja verdade, pois a Associação Convívio tem agora um filho do mais antigo festival do país: Verão é Jazz.

Quase nas Bodas de Prata
São 24 anos de Guimarães Jazz, mas são mais do que isso quando se pega apenas no estilo musical. Quem o afirma é o Vereador da Cultura José Bastos que recorda outros tempos da cidade e da pequena festa que se fazia no Convívio tempos antes.

Um festival para o povo
Ainda que os preços não sejam para todos os bolsos, o director do CCVF, Frederico Queiroz, garante que este é um cartaz não dado aos especialistas e muito ecléctico. Ainda assim, as jam sessions estão garantidas nos locais habituais e são um belo chamativo para aqueles que querem ver os artistas no seu habitat natural.

Um documentário
Este ano o festival arranca com uma exibição do que é o verdadeiro Guimarães Jazz. Aos comandos de Cristina Marvão, Os Fredericos têm registado ao pormenor as últimas edições, com entrevistas, concertos, jam sessions e opiniões acerca de um dos festivais com mais visibilidade em Guimarães.

GUIMARÃES JAZZ 2015
De 5 a 14 de Novembro

Quarta, 4 de Novembro:
22:00
-Uma História de Jazz (Vila Flor)

Quinta, 5 de Novembro:
22:00
-Oregon (Vila Flor)
24:00
-Jam Sessions (Vila Flor)

Sexta, 6 de Novembro:
22:00
-Brian Blade & The Fellowship Band (Vila Flor)
24:00
-Jam Sessions (Vila Flor)

Sábado, 7 de Novembro:
18:00
-Cholet Känzig Papaux Trio (Vila Flor)
22:00
-Jason Moran: Fats Waller Dance Party (Vila Flor)
24:00
-Jam Sessions (Vila Flor)

Domingo, 8 de Novembro:
17:00
-Big Band e Ensemble de Cordas da ESMAE (Vila Flor)
22:00
-Projeto Guimarães Jazz / Porta Jazz (Plataforma das Artes)

Quarta, 11 de Novembro:
14:30
-Oficinas de Jazz (Vila Flor)
22:00
-The Taylor Ho Bynum Quinteto (Vila Flor)

Quinta, 12 de Novembro:
14:30
-Oficinas de Jazz (Vila Flor)
22:00
-Joshua Redman, Aaron Parks, Matt Penman, Eric Harland: JAMES FARM (Vila Flor)
24:00
-Jam Sessions (Convívio Bar)

Sexta, 13 de Novembro:
14:30
-Oficinas de Jazz (Vila Flor)
18:00
-Uma História de Jazz (Vila Flor)
22:00
-Archie Shepp (Vila Flor)
24:00
-Jam Sessions (Convívio Bar)

Sábado, 14 de Novembro:
22:00
-Maria Schneider Orchestra (Vila Flor)
24:00
-Jam Sessions (Convívio Bar)

Share.
Exit mobile version