Numa altura em que os vimaranenses tiram alguns dias de descanso do trabalho, eis umas sugestões para aproveitar entre família e amigos.
As férias de Natal trazem tranquilidade às ruas e praças da cidade de Guimarães. Com mais tempo na rua, e também em casa, há que fazer alguns planos para ocupar o tempo. E porque não visitar espaços expositivos da cidade, sendo que alguns deles têm entrada gratuita.
GRAMÁTICAS PARDAS + ANDAM TAMBÉM OS MORTOS
O Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura apresenta duas interessantes exposições à volta de temas como o território e Raul Brandão. Ao longo das últimas semanas, os artistas focaram algumas das suas práticas nestes trabalhos com workshops, conferências e visitas guiadas.
Data: Até 31 de dezembro
BIENAL DE ILUSTRAÇÃO DE GUIMARÃES
Está de saída mais uma grande bienal expositiva em Guimarães. A BIG tem trabalhos de autores consagrados e emergentes espalhados em vários pontos da cidade até ao final do ano. É possível visita-los no Palácio Vila Flor, CIAJG, Sociedade Martins Sarmento, Palacete de S. Tiago e no CAAA.
Data: Até 31 de dezembro
100 ANOS DE CAFÉ ORIENTAL
A Muralha apresenta um novo capítulo na recuperação e legado da história e do património vimaranense. Na Sociedade Martins Sarmento encontra-se a exposição “100 Anos de Café Oriental” com imagens e documentos daquele que já foi o mais icónico café da região.
Data: Até 2 de fevereiro
TERRITÓRIO E COMUNIDADE
A história de Guimarães está cimentada na Casa da Memória. O espaço alberga pessoas, espaços e valores da sociedade vimaranense, que pode ser sempre um primeiro passo antes de visitar a cidade.
Data: Exposição permanente
HETERÓCLITOS: 1128 OBJETOS
O artista José de Guimarães tem uma grande parte do seu espólio exposto na sua terra Natal, mais propriamente no Centro Internacional das Artes José de Guimarães. O edifício abriu em 2012 e regularmente recebe eventos para famílias e escolas de todo o concelho.
Data: Exposição permanente
PAÇO DOS DUQUES DE BRAGANÇA + CASTELO DE GUIMARÃES
Dois dos edifícios mais icónicos de Portugal são também dos mais visitados. O Castelo e o Paço dos Duques recebem milhares de pessoas todos os dias com vistas de tempos ancestrais. As entrada são gratuitas para os residentes em território nacional.
Data: Exposição permanente

