53 hectares vão estar acessíveis a empreendedores

0

Um projecto pioneiro em Portugal que já conquistou os olhares de outras cidades. Guimarães estabeleceu um Banco de Terras para os proprietários se inscreverem e por sua vez a autarquia avaliar e arrendar a empreendedores da área rural.

Nem um ano chegou para o Município de Guimarães reunir cerca de 53 hectares de terras herdados por 15 proprietários em apenas 28 terrenos, nas freguesias de de Airão, Atães, Briteiros, S. Tiago de Candoso, Fermentões, Gémeos, Gondar, Guardizela, Infantas, Longos, Rendufe, S. Faustino e Silvares.

Com o intuito de combater o abandono de terras no concelho de Guimarães, a autarquia pretende entregar parte dos terrenos a pessoas ou entidades que apresentem projectos de inovadores em solos agrícolas ou em terrenos da região.

“Os terrenos inscritos serão agora sujeitos a apreciação por uma Equipa de Gestão, que visita cada uma das parcelas e procede à sua avaliação e à elaboração do respectivo relatório, com indicação se podem ser aceites pelo Banco de Terras de Guimarães, do valor da renda, da aptidão agrícola e, ou das actividades passíveis de realização no terreno.”

Share.
Exit mobile version