São 11 as cidades que podem suceder a Guimarães como CEC

0

Abrem-se as cortinas em Portugal para ver quem irá ostentar o título de Capital Europeia da Cultural em 2027. Há 11 cidades candidatas.

A cidade escolhida só será anunciada no final de 2022, entre as onze que se encontram na corrida à sucessão de Guimarães 2012, Porto 2001 e Lisboa 1994. E todas elas já estão a trabalhar e a apostar na sua eleição para 2027.

Do norte ao sul do país, passando pelas ilhas, são muitas as cidades que querem ter o título cultural mais desejado da Europa no ano de 2027, juntamente com uma cidade da Letónia, que também deverá ser atribuída no próximo ano.

Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Guarda, Coimbra, Leiria, Oeiras, Évora, Faro, Ponta Delgada e Funchal apontam armas e investem umas boas centenas de milhares de euros para se afirmarem como próximo destino de Capital Europeia da Cultura em 2027.

Para além do título e da exposição mediática que a candidata terá em 2027, a cidade pode vir a receber cerca de 25 milhões de euros para programação cultural para além de um valor para recuperação do património edificado e a construção de um novo equipamento cultural, como aconteceu em Guimarães com a Plataforma das Artes, no Porto com a Casa da Música e em Lisboa com o CCB.

Share.

Comments are closed.