O sistema de recolha e separação de resíduos orgânicos implementado no centro da cidade desde 2021 vai chegar agora a mis freguesias do concelho. Vitrus e Laboratório da Paisagem ficarão encarregues deste processo.
As freguesias de Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte, Urgezes e a linha da Estrada Nacional 101 vão receber novo circuito do lixo doméstico nas próximas semanas. A intenção do Município de Guimarães é chegar às freguesias mais populosas e atingir 40% da população.
Em causa está a recolha de resíduos domésticos e orgânicos em várias etapas, desde a recolha porta a porta, através ou não de agendamento ou através do canal Horeca para os setores da restauração e similares. Neste processo serão também distribuídos contentores comunitários e depósitos para compostagem doméstica, isentando os munícipes da taxa de gestão de resíduos.
Este projeto, incluído no programa RRRCICLO – Estratégia para a Economia Circular de Guimarães, promovido em parceria com o Laboratório da Paisagem, foi apresentado aos presidentes das juntas de freguesia envolvidas e deverá arrancar nas próximas semanas.