Projeto vimaranense de saúde mental distinguido pela REN

0

O projeto “CoAction Against Covid-19”, do Prochild CoLAB, de Guimarães, foi distinguido com o segundo lugar do Prémio AGIR das Redes Energéticas Nacionais – REN, este ano dedicado à Inovação Social na resposta à Covid-19.

Promover o bem-estar e a saúde mental das crianças e das suas famílias em tempo de pandemia através de um rastreio online, avaliação e intervenção psicológica, é o objetivo do projeto. Tem como alvo as crianças entre os 3 e os 10 anos de idade, do Município de Guimarães, totalizando um total de cerca de 6.000 crianças. O projeto arrancou já em tempo de pandemia, estando a decorrer a segunda edição.

Através da colaboração do encarregado de educação de cada aluno, é preenchido um conjunto de questionários que permite identificar crianças com necessidade de uma eventual intervenção psicológica. Esta intervenção, especializada, gratuita e individualizada, é assegurada por psicólogos da Associação de Psicologia da Universidade do Minho.

“CoAction Against Covid-19” foi desenvolvido pelo Prochild CoLAB, em parceria com o Município de Guimarães, a Associação de Psicologia da Universidade do Minho e o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho.

O Prémio AGIR reflete o compromisso da REN no âmbito da Responsabilidade Social Corporativa. O objetivo do prémio é incentivar e apoiar iniciativas que deem resposta a problemas sociais. Em primeiro lugar ficou o projeto “SPEAK” da Share Your World, de Leiria, enquanto a Escola Profissional de Aveiro, com a integração de alunos provenientes de um contexto problemático numa “Equipa de Socorro”, conquistou o terceiro lugar.

Share.

Comments are closed.