Os principais eventos que vão marcar Guimarães em 2023

0

Se tudo correr bem, e caso não exista mais nenhuma pandemia, Guimarães prepara já um grande ano com imensas atividades culturais. Todos os meses há destaques a acontecer dentro e fora da cidade berço.

Um festival, um concerto, uma celebração ou então teatro. Tudo o que podes encontrar nos próximos meses em Guimarães listado neste artigo. De mês a mês, salientamos os programas regulares que marcam o quotidiano vimaranense. Estes programas poderão sofrer alterações.

JANEIRO
O primeiro mês do ano conta já com um grande concerto em perspetiva. Os pianistas Mário Laginha e Pedro Burmester estão agendados para o Centro Cultural Vila Flor, mas há ainda comédia no Multiusos de Guimarães com os Comédia à lá Carte e John Mendes. Outros dos destaques para este mês é a Noite de Reis, no Largo do Toural com videomapping e djs e também noites de comédia no São Mamede CAE.

FEVEREIRO
Dois grandes festivais garantem um excelente programa regular na cidade berço. Os já anunciados GUIdance e Courage Club estão com cartazes fechados e com bilhetes quase esgotados em certas datas. Neste fevereiro curto, podes também aproveitar as sessões do Cineclube de Guimarães em mês de entrega dos prémios Oscars.

MARÇO
Os dias começam a ser mais longos e o tempo mais quente, mas a temperatura será mesmo muito alta em Guimarães com nova noite Revenge of the 2000s. Também nestes dias haverá um destaque para as artes no Centro Cultural Vila Flor que recebe programação do Teatro D. Maria II, de Lisboa.

ABRIL
O Westway LAB será um dos festivais a seguir neste mês de abril com a cidade a abrir portas à música emergente. Também o Multiusos de Guimarães tem já apontados os concertos de Miguel Araújo e Seu Jorge com Daniel Jobim. Com a chegada da Páscoa deverá também decorrer o Festival de Música Religiosa de Guimarães.

MAIO
Maio será um mês de anúncio do que se irá escutar e ver nos meses de verão. Os festivais urbanos exibem cartazes enquanto que os programas regulares se intensificam. Neste mês está também previsto o concerto de regresso da banda D’zrt, que se encontra já esgotado.

JUNHO
Está prometido um mês muito intenso com muito teatro nos Festivais Gil Vicente, um regresso ao passado com a Feira Afonsina, as comemorações do 24 de Junho onde será celebrada a abertura da Torre da Alfândega ao público e festas temáticas e populares como o Sunset Praça. Neste mês está previsto também o regresso aos Banhos Velhos com o programa de verão.

JULHO
A vida na rua ganha força e haverá muitos motivos para passear por Guimarães. O festival que traz artes circenses a quatro cidades do baixo Minho, o Vaudeville Rendez-Vous, regressa, assim como a música clássica do Guimarães Allegro e a festa na vila celta da Citânia de Briteiros. A Feira de Artesanato e o arranque das Festas Gualterianas são também outros dos pontos fortes deste mês.

AGOSTO
Continuamos na rua. Os festivais L’Agosto e Vai-m’à Banda prometem animar este verão em Guimarães com muita música. Mas há também que destacar o Fest’in Folk da Corredoura, o festival que traz à cidade berço o melhor do folclore tradicional de todo o mundo. A Penha será também o local ideal para os imigrantes vimaranenses celebrarem o “Verão é na Penha“.

SETEMBRO
O regresso das férias é também o motivo perfeito para reencontrar amigos nas ruas, jardins e praças de Guimarães com o Suave Fest e uma nova edição do festival Manta. Os dois festivais acontecem nos primeiros dias de setembro que também será marcado pelo regresso dos programas regulares d’A Oficina.

OUTUBRO
Outrora um intenso mês com atividades variadas, outubro promete ser o foco da programação da Bienal de Ilustração de Guimarães. Esta é também uma boa altura para consultar os programas semanais vimaranenses com jam sessions, corre corre, noites académicas ou comprar nos mercados de rua (tens este link para te ajudar).

NOVEMBRO
Os agasalhos regressam assim como os festivais de música emergente Mucho Flow e icónico Guimarães Jazz. Neste mês de novembro fica também agendadas as preparações para o arranque das Festas Nicolinas, assim como o grande cortejo do Pinheiro pelo centro da cidade.

DEZEMBRO
Fim do ano, altura de grandes celebrações em Guimarães com a chegada da Cidade Natal, a elevação a Património da Humanidade da UNESCO e mercados e campanhas para fazer compras na cidade. Altura também para fazer balanços deste grande ano cultural e desejar um feliz 2024.

Share.
Exit mobile version