Das artes ao desporto. O que fazer em Guimarães ao longo da semana

0

São muitos os vimaranenses que procurar manter-se em atividades gratuitas fora do horário laboral. Guimarães apresenta um bom leque de opções para usufruto semanal.

Do “corre corre” às jams, passando até pelo cinema ou passando até pelos mercados, há muito para experienciar na cidade berço com programas regulares e muitos deles gratuitos. Todos os dias, tens o que fazer, sozinho ou acompanhado, em Guimarães. Atenção, quase todas as iniciativas são de participação gratuita.

GUIMARÃES CORRE CORRE
Todas as segundas-feiras, um grupo informal de vimaranenses sai rigorosamente equipado para as ruas da cidade para uma pequena corrida sem necessidade de haver vencedores. O aquecimento tem início às 21:00, na Plataforma das Artes e segue-se a pequena corrida de cerca de 50 minutos. A “entrada é gratuita.
Datas: Todas as segundas, às 21:00, na Plataforma das Artes

JAM SESSIONS
As noites de “open mic” e de jam sessions são bastante populares em Guimarães. Há quatro locais onde estas sessões musicais estão bem salientes nos seus programas. No Tribuna, com a direção do músico Augusto Corrente, no Café Concerto, sob a orientação do percussionista Mário Gonçalves, no Convívio que se foca mais no jazz, blues e soul e mais recentemente no Ramada com sons mais quentes e a puxar para o toque brasileiro.
Datas: Quartas, no Convívio e Café Concerto (intermitente), quintas no Tribuna e sextas no Ramada, a partir das 22:00

CINECLUBE DE GUIMARÃES
É um dos cineclubes com mais sócios e consumidores do país e também um dos mais antigos. As sessões de cinema do Cineclube de Guimarães são bastante regulares, com incidências maiores para as quintas-feiras e os domingos. Os mais novos têm também
Datas: Terças, quintas e domingos, às 21:15, (sábados para os mais novos) no CCVF

SHORTCUTZ GUIMARÃES
Um pouco por todo o mundo há sessões de curtas metragens a serem apresentadas em pequenas salas. Em Portugal são vários os programas regulares, assim como é em Guimarães com curtas metragens convidadas e outras em competição em que o público pode votar pelas melhores.
Datas: Últimas quartas do mês, às 21:30, no Cineclube de Guimarães

ANTI-LEITURAS
As sessões de leitura de peças de teatro ganhou adeptos e agora é um programa regular na cidade berço. Quarta sim, quarta não, há “Anti-Leituras” no Espaço Oficina, localizado nas traseiras do Centro Comercial Villa. As sessões são encaminhadas pela diretora do Teatro Oficina, Sara Barros Leitão .
Datas: Quartas intermitentes, às 21:00, no Espaço Oficina

OUTRA VOZ
Com ensaios regulares nas freguesias de Briteiros, Pevidém, São Torcato ou centro da cidade, a Outra Voz está sempre de portas abertas a novos participantes. Na corrente temporada ensaiam-se já as vozes, os movimentos e os instrumentos para o grande espetáculo de final de ano que irá acontecer no Centro Cultural Vila Flor.
Datas: Terças, quartas e quintas, em vários pontos do concelho

NOITES ACADÉMICAS
Com o epicentro da movida estudantil a acontecer no Bar Académico junto às residências universitárias, as noites académicas têm também outros pontos de encontro espalhados pela cidade. O Café Universitário, o Salado Bar ou o TásQuilhado são outros dos locais mais frequentados.
Datas: Quartas e quintas à noite

MERCADOS DE RUA
Os vimaranenses podem encontrar muitas opções para comprar nos mercados locais. Claro que os destaques vão para o Mercado Municipal e para a Feira Semanal, mas há também o Mercadinho no Museu de Alberto Sampaio (todos os sábados) ou a Feira de Segunda Mão (nos primeiros domingos do mês).
Datas: Consulta esta lista

Share.
Exit mobile version