Órgão da Oliveira volta a centrar atenções com visitas e música sacra

0

Estão aí as Jornadas do Órgão Histórico da Igreja da Oliveira. O evento acontece em recantos do centro histórico, como a Igreja da Oliveira e o Museu de Alberto Sampaio, entre os dias 1 e 8 de dezembro, das 10:30 às 20:00.

Composto com dois manuais e 2229 tubos, distribuídos por 51 meios-registos, o Órgão da Igreja da Oliveira vai estar de portas abertas ao público com visitas guiadas, missas solenizadas e meditações musicais durante vários dias. A iniciativa resulta da uma parceria entre a Colegiada da Oliveira, a Sociedade Musical de Guimarães e o Museu de Alberto Sampaio, tendo ainda o apoio do Município de Guimarães.

Datado do século XIX, a obra do mestre organeiro vimaranense Luís António de Carvalho, é o maior órgão histórico do Norte de Portugal e vai contar com um grande programa dirigido por Nuno Mimoso, músico, docente e investigador, diplomado pela Escola Superior de Música Sacra de Ratisbona, na Alemanha.

As visitas realizam-se duas vezes por dia, às 10:30 e às 14:30 e estão sujeitas a inscrição prévia com início no Museu de Alberto Sampaio. Às 12:00, há meditações de 20 minutos e os concertos estão agendados para dia 5 e 8 de dezembro, às 16:00.

Share.

Leave A Reply