O executivo municipal quer tornar o peão prioritário no centro da cidade e tem em marcha a preparação do concurso público para as obras de nivelação das ruas. Entretanto há ainda mais testes em várias zonas do concelho que precisam de ser avaliados.
Depois do teste realizado entre os dias 17 e 20 de outubro, onde foram cortadas as artérias do centro da cidade que se pretendem pedonalizar, o Município de Guimarães realizou outra avaliação entre os mesmos dias da semana seguinte, com trânsito automóvel aberto. As comparações serão brevemente divulgadas, não só das artérias visadas, mas também do impacto noutras ruas da cidade. As requalificações do eixo Alameda S. Dâmaso, Largo do Toural e Rua de Sto. António vão ter impacto na Avenida D. João IV, que tem também um projeto em andamento para priorizar o peão em toda a sua linha.
Além disso, os testes vão continuar nas principais vias de acesso à cidade como a N206, em direção a Ronfe, bem como as já anunciadas requalificações da Variante de Creixomil, supressão da rotunda do McDrive e a futura entrada para o Hospital a partir da Circular Urbana.
Em reunião de câmara, os responsáveis autárquicos adiantaram também que estão a ser pensadas novas bolsas de estacionamento, sendo a primeira proposta para uma nova bolsa junto à Estação de Comboios de Guimarães.
CIRCULAR URBANA CONDICIONADA ATÉ MARÇO DE 2025
A Infraestruturas de Portugal arrancou com várias intervenções na Circular Urbana de Guimarães, tendo em vista melhoria da segurança dos automobilistas e também um reforço estrutural junto ao nó de Creixomil, onde foram encontradas anomalias numa passagem agrícola entre a Horta Pedagógica e a futura Escola-Hotel do IPCA.