Inaugura na próxima Quinta-feira, 12 de Maio, a primeira exposição da Colecção de Fotografia da Muralha na Extensão do Museu de Alberto Sampaio.
Com destaque para as primeiras décadas do século XX, as imagens em exposição centram-se na cidade e na sua anatomia urbana, numa altura decisiva para a cidade se reencontrar com ela mesma, para se aprumar do desleixo de séculos anteriores. A preocupação estética de recuperação dos seus principais monumentos, ruas e praças, desde o início do século até às novas construções dos anos 60, é o tema central desta nova exibição da Associação Muralha.
Depois de vermos a exposição, será fácil ver o como e o porquê da cidade de Guimarães ter sido classificada de Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. O cuidado o seu centro histórico, com os seus monumentos e o respeito pela sua história e importância no panorama nacional será o eixo central da viagem visual no Palacete de S. Tiago.
“Na Cidade” abre a 12 de Maio, às 18:00, e fica patente nas paredes da extensão do Museu de Alberto Sampaio até 10 de Julho.
Fotografia: Muralha Guimarães