Município quer construir 400 casas a custo controlado

0

Após o alerta dos Censos 2021 e face à perda de população, Guimarães definiu uma meta para atrair jovens famílias e classe média para o concelho. Novos fogos não deverão ultrapassar os 100 mil euros na compra.

Guimarães é um dos municípios do país com o preço das rendas e de compra de casa mais altos do país. O objetivo passa agora pela autarquia “entrar” no mercado imobiliário e ajudar a jovens e classe média a conseguirem comprar ou alugar casas em todo o concelho.

O plano já está em marcha e a autarquia vimaranense definiu já uma equipa que vai estar tanto no terreno como atentos à bazuca europeia do PRR, que poderá financiar este projeto com 30 milhões de euros. As 400 novas habitações estarão espalhadas um pouco por todo o concelho.

Para ajudar a esta nova fase da vida de muitas famílias que desejam adquirir casa, Guimarães deu também luz verde ao licenciamento de 2000 novos fogos de habitação à iniciativa privada. No entanto, o governo local poderá não ter forma de controlar os preços, ainda que estejam licenciados para para fogos de baixo custo.

Share.
Exit mobile version