Mulheres com dia especial em Guimarães

0

Na próxima quinta-feira, dia 8 de Março, pelas 15:00, a Alameda de S. Dâmaso é palco de homenagem das mulheres, promovido pelo Município de Guimarães que assinala assim o Dia Internacional das Mulher.

A iniciativa começará com uma performance dos alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda, seguido de uma aula de zumba. O destaque vai para a intervenção motivacional por parte do Projecto TABU!, projecto resultante da primeira edição do Orçamento Participativo de Guimarães, que desenvolve o seu trabalho, através da arte, contra a violência de género. No final haverá, ainda, uma surpresa para todas as mulheres.

Proclamado oficalmente pela ONU em 1975, as comemorações do Dia internacional da Mulher remontam a 1909. A sua origem acontece numa fábrica têxtil de Nova Iorque, em 1857, quando as trabalhadoras, revoltadas com as condições e o excesso de horas de trabalho, decidem fazer greve. Durante as manifestações, deu-se um incêndio que causa a morte a cerca de 130 manifestantes. Em 1903 é criada a Women’s Trade Union League com o objectivo de ajudar as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. Em 1911 a associação organiza uma manifestação que junta mais e 100 mil pessoas, protestando contra um incêncio que vitimou 140 mlheres por falta de condições de trabalho.

O Município alerta que caso as condições climatéricas não o pemitam, o evento realizar-se-á no pavilhão da Escola Secundária Francisco de Holanda

Share.

Comments are closed.