Locais para visitar no Dia Internacional dos Museus

0

Como já vem sendo habitual, as instituições museológicas da cidade de Guimarães têm um vasto leque de actividades para assinalar o Dia Internacional dos Museus, comemorado a 18 de Maio. Este ano, o ICOM, Conselho Internacional de Museus propõe o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Neste dia vários museus têm entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, assim como participar nas iniciativas preparadas para comemorar o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus, dia 19 de Maio. São 48 horas de agitação nos museus nacionais. O FreePass Guimarães reuniu algumas sugestões de locais vimaranenses com actividades programadas para assinalar as datas:

Paço dos Duques de Bragança

Para conhecer os principais marcos da história de Guimarães, o Paço dos Duques propõe o roteiro Da Vila Alta à Vila Baixa. não faltará também momentos musicais protagonizados pela Academia Valentim Moreira de Sá e com o concerto à noite da Orquestra de Guimarães. Durante a tarde haverá, ainda, Teatro de Marionetas para os seniores com a história de D. Afonso e D. Constança de Noronha.

Museu Alberto Sampaio

O programa de actividades do museu estende-se até ao dia 19 de Maio, Noite Europeia dos Museus. Visitas guiadas, os passatempos “Eu já visitei! Eu sei!”, para os mais novos, e “Memórias Fotográficas” para os visitantes do dia 18, são algumas das propostas do Museu Alberto Sampaio. No dia seguinte é possivel desfrutar de um recital de música de câmara da autoria dos Risoluto Trio.

Centro de Ciência Viva de Guimarães

O Centro de Ciência Viva de Guimarães tem reservado para o dia 18 de Maio entrada livre aos amantes da ciência. Uma boa oportunidade para conhecer um pouco da cultura científica e tecnológica existente na antiga fábrica de curtumes.

Sociedade Martins Sarmento

A Sociedade Martins Sarmento propõe uma viagem pela cultura egípcia. Entre as 17:30 e as 23:00 de sábado, 19 de Maio, é possivel usufruir de palestras, degustação e danças egípcias. A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia.


Citânia de Briteiros

A Citânia de Briteiros desafia, durante os dias 19 e 20 de Maio, para um concurso de Radioamadores, cujo objectivo é promover o conhecimento e a divulgação do radioamadorismo. Disponibiliza, ainda a oportunidade para visitar gratuitamente ao longo do dia 19 de Maio a Citânia e o Museu de Cultura Castreja.


Casa da Memória

Para o dia 19 de Maio, a Casa da Memória de Guimarães lança a 1ª edição de Prisma, uma colecção de livros centrada na interpretação e representação fotográfica de Guimarães. A 1ª edição é da autoria da investigadora Susana Lourenço Marques, que se debruça sobre a Colecção de Fotografia da Muralha.

Share.

Comments are closed.