Corria o ano de 1640, e Portugal sofria às mãos da Dinastia Filipina de Espanha. A 1 de dezembro, uma pequena revolução colocou D. João IV no poder, fechando um ciclo de quase 60 anos de ocupação espanhola. Guimarães é uma das poucas cidades a celebrar este feito.
O programa comemorativo tem início na noite de 30 de novembro, prolongando-se depois pela noite dentro, nas ruas e na associação Os 20 Arautos, localizada no centro histórico. O público poderá acompanhar as festividades com o hastear das bandeiras, a entoação do Hino da Restauração, bem como efemeridades partilhadas com as entidades participantes.
A Restauração da Independência é um marco histórico no percurso de Portugal e Guimarães celebra anualmente este feito com pompa e circunstância. Várias associações locais fazem questão de marcar presença nestas comemorações do 1º de dezembro.
Esta iniciativa é organizada pelo Grupo Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques” e conta com o apoio do Município de Guimarães, SMG – Conservatório de Guimarães, União de Freguesias de Oliveira, S. Paio e S. Sebastião e do Paço dos Duques de Bragança.
1º DE DEZEMBRO 2024
30 de novembro
30 NOVEMBRO
22:00
-Receção | Os 20 Arautos
22:45
-Desfile | Ruas da Cidade
00:30
-Ceia | Os 20 Arautos