Há muito para ver e ouvir “Do Natal aos Reis”

0

Está lançado o programa para a época Natalícia em Guimarães. “Do Natal aos Reis” foi apresentado esta Segunda-feira e decorre entre os dias 13 de Dezembro e 6 de Janeiro.

A viagem começa com as Comemorações do 16º Aniversário de Guimarães a Património da Humanidade na UNESCO. Neste dia há visitas guiadas, teatro, música, inaugurações, lançamentos e até uma corrida por entre os vários monumentos da cidade. A partir do dia 15 de Dezembro oferece-se um ciclo de concertos de Natal, a famosa Passagem de Ano no Centro Histórico, o gigante Concerto de Natal no CCVF e ainda as maravilhosas Reisadas.

COMEMORAÇÕES DE GUIMARÃES A PATRIMÓNIO MUNDIAL
Com um programa tão preenchido o melhor é tomar nota do que podes encontrar em cada um dos ciclos deste programa começando pelo dia 13 de Dezembro, na elevação de Guimarães a Património da UNESCO. Às 15:30 há uma visita ao quarteirão de Couros seguido da alocução do Presidente da Câmara de Guimarães no Largo da Oliveira. OsMusiké animam os transeuntes a partir das 17:00, abrindo caminho até à Alameda S. Dâmaso para ver a nova edição d”As Paragens Onde o Tempo Habita”, desenhadas pelos alunos da ESAG. Depois do jantar, dá-se o tiro de partida para a Corrida do Património.

AS PARAGENS ONDE O TEMPO HABITA
Tal como referido anteriormente, os alunos da Escola Superior Artística de Guimarães irão ilustrar diversas paragens de autocarros da cidade. Durante o tempo expositivo das ilustrações de Catarina Peixoto, Flavie Monjon, Mariana Baldaia, Maria Terra Lima, Miguel Ruivo e Rafaela Rodrigues, haverá ainda viagens gratuitas de autocarro com direito a paragens para observar estas obras efémeras.

CONCERTOS DE NATAL
O Paço dos Duques de Bragança recebe o primeiro de vários concertos no dia 15 de Dezembro com a Orquestra do Norte, sob a direcção de José Ferreira Lobo. À mesma hora (21:30), mas no dia seguinte, chega a vez do Quarteto de Cordas de Guimarães na Igreja de S. Domingos. No Domingo, há concerto às 16:00 do Grupo Coral de Azurém na Igreja Românica de Serzedelo. O regresso dos concertos agendam-se para depois do dia 21, com os concertos de Grupo Coral de Pevidém com o Orfeão de Guimarães na Igreja de Creixomil, as vozes de Ariel Ninas, Catarina Moura e César Prata no dia seguinte na Igreja da Oliveira, e dos Clássicos de Natal no Sábado, 23 de Dezembro, na Igreja S. Francisco.

PASSAGEM DE ANO 2017/2018
O Centro Histórico volta a ser a aposta forte do Município de Guimarães para o réveillon. Com epicentro na Praça de S. Tiago e no Largo da Oliveira, estão prometidos os habituais videomapping, fogo de artifício, djs e os bares abertos até um pouco mais tarde.

CONCERTO DE ANO NOVO
O primeiro concerto do novo ano é da autoria da Orquestra de Guimarães. Sob a direcção do maestro Vitor de Matos, o concerto acontece às 17:00 do dia 1 de Janeiro de 2018, no CCVF. O programa contempla obras de Johann Strauss, Henry Purcell ou Leonard Bernstein e traz também as participações dos Jovens Cantores de Guimarães e da Escola de Dança Flávia Portes.

REISADAS 2018
Vários grupos culturais e folclóricos de Guimarães estão convocados para animar a Noite de Reis. O Largo da Oliveira é o local onde todos os grupos se irão reunir às 21:30. Mas antes, às 21:00, todos eles irão encontrar-se espalhados pelas várias portas da vila (antigas portas da zona fortificada de Guimarães) para encantarem os habitantes e visitantes.

Share.

Comments are closed.