Guimarães é uma cidade viva, todos os dias há o que fazer. E temos umas dicas

0

Do desporto ao cinema, passando pelas compras e até saídas à noite. Guimarães tem um calendário semanal de atividades que são verdadeiras “missas” para muitos vimaranenses.

A rotina do trabalho-casa pode ser quebrada com alguns dos programas apresentados abaixo. De segunda a domingo, muitos vimaranenses podem usufruir de atividades (muitas delas gratuitas) e começar a viver a cidade mais de perto, com tudo o que ela oferecer. Vejamos o que se pode encontrar em cada um dos dias da semana:

SEGUNDAS-FEIRAS
A semana arranca em passo apressado. Todas as segundas-feiras, às 21:00, na Plataforma das Artes, há Guimarães Corre Corre para impor o ritmo da semana e aliviar o stress do dia a dia. É também o dia que grande parte dos restaurantes e cafés encerram, por isso há que manter a forma nesta atividade de participação livre e gratuita.

TERÇAS-FEIRAS
A terça-feira é, talvez, o dia mais pataco da semana em Guimarães. Ainda assim podemos encontrar algumas sessões do Cineclube de Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, assim como vários restaurantes e cafés abertos. É também um bom dia para dar uma volta pelo sossego da cidade.

QUARTAS-FEIRAS
A meio da semana de trabalho e será possível dar um saltinho às jam sessions no Convívio ou um passinho de dança no Bar Académico (este último mais dedicado aos estudantes). Há ainda noites de música ou comédia (intercaladas) no pequeno palco do Café Concerto do CCVF.

QUINTAS-FEIRAS
É um dos dias mais concorridos da semana. A quinta-feira arranca com a nova atividade da Casa da Memória, Bailar em Casa (19:00), que convida a comunidade estrangeira a residir no concelho, a apresentar as suas danças e tradições aos vimaranenses. Há também cinema com sessões do Cineclube de Guimarães (ver programa), campeonato de quiz no Ramada e ainda jam sessions no Tribuna.

SEXTAS-FEIRAS
Logo pela manhã há enchentes na zona baixa da cidade, com mercadores e produtores locais a animarem o dia no Mercado e na Feira Semanal. É também o dia, ou noite, melhor dizendo, de ajuntamentos nos bares e cafés do centro histórico, seguindo-se a habitual romaria aos locais de diversão noturna como o Tribuna, Século XIX, Club7et, 4ever, Café Concerto, entre outros. No CAR costuma ter noites de quiz.

SÁBADOS
Os sábados são dias perfeitos para ir ao Mercadinho no Museu de Alberto Sampaio, com produtores locais a venderem produtos biológicos e com preços apelativos. É também um excelente dia para programas culturais com concertos que acontecem quase sempre no CAAA e depois, claro, um copo com amigos.

DOMINGOS
E se pensamos que os domingos são “dias mortos”, estamos redondamente enganados. Aos domingos há visitas gratuitas nos museus e monumentos da cidade como o Paço dos Duques, Castelo ou Museu de Alberto Sampaio (durante todo o dia) e também na Casa da Memória e no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (da parte da manhã). O dia termina com uma grande sessão no Cineclube de Guimarães, e essa sessão é “sagradinha”.

Share.
Exit mobile version