Guimarães em testes de infraestruturas contra eventos extremos

0

As cidades de Guimarães e Gaia são as cidades escolhidas para um projeto-piloto da criação de um sistema inteligente perante eventos como ataques nucleares, cheias, sismos, fogos ou acidentes industriais.

As universidades do Minho e de Coimbra integram o projeto da empresa PH Informática que conta com um apoio de mais 700 mil euros para realizar estudos e testes com tecnologia antinuclear em duas cidades portuguesas. Guimarães foi uma das escolhidas pelo alto risco de incêndio e Gaia pelo risco de inundações.

O projeto InfraCiti pretende gerir infraestruturas urbanas importantes em casos extremos, garantindo assim a funcionalidade para a sociedade para além de tentar evitar a perda de vidas humanas. O professor da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, José Campos e Matos, esclareceu ao Jornal de Negócios que este projeto pode garantir menor despesa do estado em eventuais crises humanitárias e materiais.

O projeto já se encontra em exploração no terreno das duas cidades do norte de Portugal e deverá ficar concluído, nesta primeira fase, até setembro de 2022.

Share.
Exit mobile version