Guimarães tem uma nova produção certificada: a Cantarinha dos Namorados

0

É oficial, a Cantarinha dos Namorados de Guimarães está inscrita no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas. A sua promotora e indicadora da candidatura é a cooperativa vimaranense A Oficina.

O despacho publicado esta terça-feira, 12 de março, em Diário da República dá conta da inscrição da Cantarinha dos Namorados de Guimarães no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas. O documento assinado pelo presidente do conselho diretivo do IEFP, Domingos Ferreira Lopes.

A olaria vimaranense junta-se ao Bordado de Guimarães no Registo Nacional de Produções Artesanais, numa história que atravessa 500 anos de trabalho e de tradição. A Cantarinha dos Namorados é composta por quatro peças, a cântara, o prato, a púcara e a tampa, esta última com simbolizada com uma ave.

A certificação deste produto está agora delimitado a uma determinada zona geográfica para a sua produção, segundo as orientações da entidade promotora. Centro da cidade e Fermentões tem unidades produtivas, mas há possibilidade de incluir Brito e Lordelo como zonas de produção.

Share.
Exit mobile version